O escritor baiano Almir Zarfeg teve participação intensiva e plural ao ser outorgado com o 20º Prêmio Nacional Off Flip de Literatura 2025, lançado livro e antologia inéditos e, integrou-se a quatro mesas temáticas na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty.
Com um público 10% maior que na edição anterior, a 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou ao fim neste domingo (03/08), após cinco dias de imensa programação cultural e literária no charmoso cenário do litoral sul fluminense. A edição deste ano consolidou ainda mais a vocação da FLIP como um dos mais importantes encontros literários da América Latina, com debates, lançamentos e manifestações artísticas que ocuparam as ruas históricas da cidade.
A programação oficial contou com 21 mesas principais, além de eventos paralelos realizados em 35 casas culturais e literárias espalhadas por Paraty. Juntas, essas atividades promoveram mais de 600 encontros com autores nacionais e internacionais. Entre os destaques, nomes consagrados como Valter Hugo Mãe, Rosa Montero, Adriana Calcanhoto, Nei Lopes e a francesa Neige Sinno – esta última considerada a grande revelação do evento, ao emocionar o público com seu relato autobiográfico sobre violência sexual na infância.
O poeta curitibano Paulo Leminski (1944–1989) foi o autor homenageado desta edição, numa curadoria assinada por Ana Lima Cecílio, que destacou a importância de conectar escritores populares com novos públicos e de refletir a crescente diversidade do cenário literário contemporâneo. “A ideia foi apresentar a literatura de Paulo Leminski para novos leitores e, mais uma vez, ficou claro o quanto a festa depende do carisma dos autores. O mundo está mais diverso de dez anos pra cá e a gente começou a prestar atenção mais nisso e é natural que isso venha também para a FLIP”, disse a curadora da festa, Ana Lima Cecílio.
Mas um dos momentos mais aguardados e celebrados da FLIP 2025 foi, sem dúvida, a participação do jornalista, poeta e escritor baiano Almir Zarfeg, consagrado como grande vencedor do Prêmio Off Flip de Literatura 2025. O autor que é presidente de honra da prestigiada Academia Teixeirense de Letras (ATL), com mais de 20 livros publicados e presença marcante no cenário literário nacional, é atualmente um dos 10 escritores mais premiados da Bahia.
Sua participação na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty foi intensa e plural: além de ter recebido o primeiríssimo lugar do prestigiado prêmio nacional – disputado há mais de duas décadas por escritores de todo o Brasil – Zarfeg também lançou duas obras inéditas: o livro de poesia “Ave, Aldravia”, pela Editora Caravana e a antologia “Terra” que ele é coautor.
A sexta-feira (1º/08) foi marcada por um dos momentos mais emocionantes do evento: Zarfeg subiu ao palco da plenária do Selo Off Flip, na Livraria Paraty, sob calorosos aplausos. Visivelmente emocionado, falou sobre o papel da poesia em tempos de urgência e destacou o papel transformador da literatura. “A Flip vai além da literatura; é um estado de espírito, capaz de transformar cada visitante em parte viva da festa”, declarou o autor, em uma de suas intervenções mais aplaudidas.
A presença de Almir Zarfeg foi tão marcante que se estendeu por três dias consecutivos. Participou de quatro mesas temáticas, ao lado de outros autores convidados, discutindo temas que iam desde a poesia contemporânea à escrita de resistência. No sábado (02/08), durante o lançamento do seu mais novo livro “Ave, Aldravia”, a casa da Editora Caravana foi palco de nova comoção: o público novamente ovacionou o autor, que vem se consolidando como uma das vozes mais singulares da literatura brasileira atual.
A edição 2025 da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) reafirmou o compromisso do evento com a pluralidade e o diálogo. E entre os muitos nomes que se tornaram popstars em Paraty, o baiano de Itanhém, Almir Zarfeg se destacou como símbolo de resistência poética e celebração da palavra viva, transformando sua presença em um dos pontos altos da festa literária deste ano.
-PUBLICIDADE-
Sem comentários:
Enviar um comentário